Lenin discursando em Moscow, 1920.
Coordenado pelos professores Henrique Gusmão e Murilo Meihy, o AZIMUTE é um órgão de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Instituto de História, e sem fins lucrativos.
Seus objetivos centrais são:
a) Promover a pesquisa histórica em torno das mais diversas práticas sociais relacionadas à cultura, sociedade, economia e política dos povos ditos “orientais”, em sua mais ampla definição. As atividades do Laboratório terão especial ênfase nas épocas moderna e contemporânea, contemplando as porções ditas orientais dos continentes europeu, africano, asiático e oceânico.
b) Promover a pesquisa histórica no âmbito dos estudos orientais, em interface com disciplinas afins, tais como a teoria literária, a antropologia, as artes, a filosofia, a sociologia, a ciência política, entre outras.
c) Promover a divulgação, através de cursos de extensão e especialização, da pesquisa histórica, nos domínios de atuação deste Laboratório.
d) Promover a produção textual através de relatórios, documentos, artigos, livros e coletâneas.
e) Estabelecer protocolos de colaboração com centros de estudos voltados para pesquisas afins, incentivando, dessa forma, a interlocução institucional.
f) Organizar e promover conferências, cursos, colóquios, seminários, fóruns de discussões e demais modalidades de encontros científicos, proporcionando o debate entre os pesquisadores do Laboratório e especialistas de outros campos e instituições.
g) Promover a formação e a capacitação de profissionais através da constituição e da divulgação de um repertório conceitual, sujeito a constante debate crítico, de modo a definir vertentes e modelos constituintes dos campos de saber privilegiados por este Laboratório.